quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sonhos

Pintura de Pierre-Cécile Puvis de Chavannes: O Sonho, 1883

Um caro amigo, quando perguntei a todos o que eram sonhos, respondeu ironicamente que sonhos eram aqueles bolinhos recheados com creme e cobertos de açúcar que encontramos nas padarias e confeitarias. Concordo com ele! São uma delícia e retratam muito bem o que são sonhos... é uma delícia sonhar, mas a iguaria das padarias são passageiras. Vivemos o momento apenas, nos deliciamos e logo esquecemos deles depois de lambuzar nossas mãos de açúcar, mas os sonhos de verdade, alguns permanecem.
O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono e sonham, mas não se sabe com o quê. Dizem que quando sonhamos muito com uma coisa, ela acontece.
Acho que nossa mente trabalha tanto com a idéia, que mesmo no descanso ela reproduz aquilo que desejamos, e quando o sonho é bom, somos capazes de demonstrá-lo ao mundo em gestos e palavras, porque é um desejo, que mesmo vivendo em nosso inconsciente somos capazes de externá-lo. O incrível mundo dos sonhos pode nos levar a qualquer tempo e lugar, trazendo à tona nossos desejos mais íntimos. Com ricas imagens e significados ocultos, eles invadem nossas mentes e nos fazem acreditar em nós mesmos e que somos capazes de realizá-los mesmo que pareçam impossíveis. Eis então a chave dos sonhos: sonhar é bom, mas realizá-lo é melhor ainda. Assim transcrevo agora a letra da música cantada pela Princesa Aurora quando encontra-se subtamente com o Príncipe Felipe, no clássico de Walt Disney "A Bela Adormecida":
"Foi você
o sonho bonito
que sonhei,

Foi você,
eu lembro tão bem
você na linda visão,

Que me fez sentir
que o meu amor
nasceu então,

E aqui está você,
somente você,
a mesma visão,
aquela do sonho
que sonhei."

Acredite, pois os sonhos só se realizam se os colocarmos em prática, pois como disse Oliver Wendell Holmes:"O mais importante não é a situação que estamos, mas a direção pela qual nos movemos."
Fredd Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário